Início O Espiritismo ACOM DEDO DIJ
Início
O Espiritismo
ACOM
DEDO
DIJ
DEPAS
DAFA
DAE
DAPSE
CExecutivo
Biblioteca
Programação
Tesouraria
Agenda PL 2015
Secretaria
O Semeador
Palestras novembro 2017


ESTUDO SISTEMATIZADO

O programa de Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita (ESDE) tem como base as apostilas sugeridas pela Federação Espírita do Brasil (FEB), cujo objetivo fundamental é propiciar acesso ao conhecimento de forma séria, regular e contínua, sob a luz das obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.

O programa está dividido em Fundamental e Complementar.

No Programa Fundamental temos dois tomos e no Programa Complementar, um tomo, nos quais foram feitas algumas alterações nas divisões do programa para que se adequassem as nossas necessidades:
Programa Fundamental - ESDE1, ESDE2;
Programa Complementar - ESDE3, ESDE4.

 

 

ESDE 2 - MÓDULO 8 - R1 (Apostila ESDE 1)

 

Módulo 8 - Lei Divina ou Natural

Objetivo Geral: Propiciar entendimento da lei divina ou natural

 

Roteiro 1 - Lei Natural: definição e caracteres

Objetivos: Conceituar o bem e o mal; esclarecer porque um homem instruído tem mais responsabilidade em praticar o bem.

 

BIBLIOGRAFIA:

KARDEC, Allan. A Gênese.

__________. O Livro dos Espíritos (LE).

DENIS, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor.

XAVIER, Francisco Cândido. Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho.

_________. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel.



ESDE 2 - MÓDULO 8 - R2

 

Módulo 8: Lei Divina ou Natural 

Objetivo Geral: Propiciar entendimento da lei divina ou natural

 

Roteiro 2: O bem e o mal

Objetivos: Conceituar o bem e o mal; esclarecer porque um homem instruído tem mais responsabilidade em praticar o bem.

 

BIBLIOGRAFIA:

KARDEC, Allan. A Gênese.

__________. O Livro dos Espíritos (LE).

DENIS, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor.

XAVIER, Francisco Cândido. Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho.

_________. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel.

 



ESDE 2 - MÓDULO 9 - R1

 

Módulo 9: Lei de Adoração 

Objetivo Geral: Entender o significado e o objetivo da lei de adoração

 

Roteiro 1: Adoração: significado e objetivo.

Objetivos: Dizer em que consiste a adoração; esplicar a maneira de adorar a Deus, segundo o Espíritismo.

 

BIBLIOGRAFIA:

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

CALLIGARES, Rodolfo. As Leis Morais.

DENIS, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor.

XAVIER, Francisco Cândido. Emmanuel.



ESDE 2 - MÓDULO 9 - R2

 

Módulo 9: Lei de Adoração
 

Objetivo Geral: Entender o significado e o objetivo da lei de adoração

 

Roteiro 2: A prece: importância, eficácia e ação.

Objetivos: Conceituar prece; justificar a importância da prece; explicar a eficácia e a ação da prece..

 

BIBLIOGRAFIA:

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

____________. O Livro dos Espíritos (LE).

DENIS, Léon. Depois da Morte.

XAVIER, Francisco Cândido. Ação e Reação.

_____________. Os Mensageiros.

_____________. Vinha de Luz.



ESDE 2 - MÓDULO 9 - R3

 

Módulo 9: Lei de Adoração 

Objetivo Geral: Entender o significado e o objetivo da lei de adoração

 

Roteiro 3: Evangelho no Lar.

Objetivos: Identificar, na reunião do Evangelho no Lar, um ato de adoração a Deus; destacar a importância dessa reunião; explicar como deve ser realizada a reunião do Evangelho no Lar.

 

BIBLIOGRAFIA:

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

____________. O Livro dos Espíritos (LE).

CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL. Orientação ao Centro Espírita (Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/51435736/FEB-Orientacao-ao-Centro-Espirita.

XAVIER, Francisco Cândido. Desobsessão.

_____________. Luz no Lar.

_____________. E a Vida Continua.

_____________. Missionários da Luz.

_____________. Os Mensageiros.



ESDE 2 - MÓDULO 10 - R1

 

Módulo 10: Lei de Liberdade 

Objetivo Geral: Possibilitar entendimento da Lei de Liberdade.

 

Roteiro 1: Liberdade de pensar e liberdade de consciência.

Objetivos: Esclarecer o significado de liberdade no relacionamento humano; estabelecer relação entre liberdade de pensar e liberdade de consciência; explicar como impedir os abusos da manifestação da consciência.

 

BIBLIOGRAFIA:

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

CALLIGARES, Rodolfo. As Leis Morais.

XAVIER, Francisco Cândido. Pensamento e Vida.

DENIS, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor.


 

ESDE 2 - MÓDULO 10 - R2

 

Módulo 10: Lei de Liberdade

Objetivo Geral: Possibilitar entendimento da Lei de Liberdade.

 

Roteiro 2: Livre-arbítrio e responsabilidade

Objetivos: Conceituar livre-arbítrio; estabelecer relação entre livre-arbítrio e responsabilidade.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü CALLIGARES, Rodolfo. As Leis Morais.

ü XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador.

ü DENIS, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor.


 

ESDE 2 - MÓDULO 10 - R3

 

Módulo 10: Lei de Liberdade

Objetivo Geral: Possibilitar entendimento da Lei de Liberdade.

 

Roteiro 3: Livre-arbítrio e fatalidade

Objetivos: Explicar o que é fatalidade sob o ponto de vista do Espiritismo; estabelecer as relações existentes entre o exercício do livre-arbítrio e a fatalidade.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü CALLIGARES, Rodolfo. As Leis Morais.

ü XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador.



ESDE 2 - MÓDULO 10 - R4

 

Módulo 10: Lei de Liberdade

Objetivo Geral: Possibilitar entendimento da Lei de Liberdade.

 

Roteiro 4: O princípio de ação e reação

Objetivos: Explicar o princípio de ação e reação, segundo o entendimento espírita.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Céu e o Inferno.

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü ____________. O que é o Espiritismo.

ü SIMONETTI, Richard. Espiritismo, uma nova era.



ESDE 2 - MÓDULO 11 - R1

 

Módulo 11: Lei do Progresso

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da Lei do progresso e da contribuição do Espiritismo no processo evolutivo da humanidade.

 

Roteiro 1: Progresso intelectual e progresso moral.

Objetivos: Estabelecer relação entre progresso moral e intelectual; Identificar os maiores obstáculos ao progresso moral.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Céu e o Inferno.

ü ____________. O que é o Espiritismo.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Roteiro.

ü SIMONETTI, Richard. Espiritismo, uma nova era.



ESDE 2 - MÓDULO 11 - R2

 

Módulo 11: Lei do Progresso

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da Lei do progresso e da contribuição do Espiritismo no processo evolutivo da humanidade.

 

Roteiro 2: Influência do Espiritismo no progresso da humanidade.

Objetivos: Explicar de que forma o Espiritismo contribui para o progresso da humanidade; identificar as dificuldades que podem surgir na difusão das ideias espíritas.

 

BIBLIOGRAFIA:

 ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. A Gênese.

ü ____________. O Livro dos Médiuns.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Roteiro.



ESDE 2 - MÓDULO 12 - R1

 

Módulo 12: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento das leis de sociedade e do trabalho.

 

Roteiro 1: Necessidade da vida social.

Objetivos: Explicar por que a vida em sociedade favorece o progresso do ser humano; identificar os principais males surgidos em decorrência do insulamento social.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü XAVIER, Francisco Cândido. Roteiro.

ü BARCELLOS, Walter. Sexo e Evolução.

ü DENIS, Léon. Depois da Morte.

ü CASTRO, Almerindo Martins. O Martírio dos Suicidas.



ESDE 2 - MÓDULO 12 - R2

 

Módulo 12: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento das leis de sociedade e do trabalho.

 

Roteiro 2: Vida em família e os laços de parentesco.

Objetivos: Justificar por que os laços de família constituem uma lei da natureza; identificar as espécies de família, do ponto de vista espírita; reconhecer a missão dos pais no seio da família.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü XAVIER, Francisco Cândido. Roteiro.

ü BARCELLOS, Walter. Sexo e Evolução.

ü DENIS, Léon. Depois da Morte.

ü CASTRO, Almerindo Martins. O Martírio dos Suicidas.



ESDE 2 - MÓDULO 12 - R3

 

Módulo 12: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento das leis de sociedade e do trabalho.

 

Roteiro 3: Necessidade do trabalho.

Objetivos: Justificar a necessidade do trabalho para o ser humano; explicar como solucionar o problema da miséria social.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü ____________. Obras Póstumas.

ü FRANCO, Divaldo Pereira. Estudos Espíritas.

ü PERALVA, Martins. Estudando o Evangelho

ü XAVIER, Francisco Cândido. Reportagem de Além-túmulo.

ü ____________. Voltei.


 

ESDE 2 - MÓDULO 12 - R4

 

Módulo 12: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento das leis de sociedade e do trabalho.

 

Roteiro 4: Limite do trabalho e do repouso.

Objetivos: Identificar o limite do trabalho e do repouso; justificar a necessidade do repouso.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü CALLIGARIS, Rodolfo. As Leis Morais.

ü FRANCO, Divaldo Pereira. Estudos Espíritas.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Nosso Lar.

ü ____________. Os mensageiros.

ü ____________. Pensamento e Vida.


 

ESDE 2 - MÓDULO 13 - R1

 

Módulo 13: Lei de Destruição e Lei de Conservação

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento das leis de destruição e conservação.

 

Roteiro 1: A destruição necessária e destruição abusiva.

Objetivos: Indicar a finalidade da destruição existente na natureza; estabelecer a diferença entre destruição necessária e destruição abusiva.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. A Gênese.

ü CALLIGARIS, Rodolfo. As Leis Morais.

ü SOUZA, Juvanir Borges de. Tempo de Transição.


 

ESDE 2 - MÓDULO 13 - R2

 

Módulo 13: Lei de Destruição e Lei de Conservação

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento das leis de destruição e conservação.

 

Roteiro 2: Flagelos destruidores.

Objetivos: Indicar os tupos de flagelos destruidores, descrevendo-os; analisar as consequências morais dos flagelos destruidores.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. A Gênese.

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü CALLIGARIS, Rodolfo. As Leis Morais.

ü AGUAROD, Angel. Grande e Pequenos Problemas.

ü BÍBLIA. A Bíblia de Jerusalém.

ü FRANCO, Divaldo Pereira. Temas da Vida e da Morte.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Religião dos Espíritos.


 

ESDE 2 - MÓDULO 13 - R3

 

Módulo 13: Lei de Destruição e Lei de Conservação

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento das leis de destruição e conservação.

 

Roteiro 3: Instinto e Inteligência.

Objetivos: Conceituar instinto, instinto de conservação e inteligência; explicar a diferença existente entre instinto e inteligência.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. A Gênese.

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü ____________. O Céu e o Inferno.

ü ____________. Revista Espírita - 6 e 7, 1868.

ü CALLIGARIS, Rodolfo. As Leis Morais.

ü FLAMARION, Camille. Deus na Natureza.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Entre a Terra e o Céu.

ü _____________. No Mundo Maior.

ü _____________. O Consolador.


 

ESDE 2 - MÓDULO 13 - R4

 

Módulo 13: Lei de Destruição e Lei de Conservação

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento das leis de destruição e conservação.

 

Roteiro 4: O necessário e o Supérfluo.

Objetivos: Estabelecer uma relação entre o necessário e o supérfluo à vida humana.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü BÍBLIA. A Bíblia de Jerusalem.

ü SIMONETTI. Rochard. A Voz do Monte.

ü SOUZA, Juvanir Borges de. Tempo de transição.

ü XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Ealdo. O Espírito da Verdade.


 

ESDE 2 - MÓDULO 14 - R1

 

Módulo 14: Lei de Igualdade

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da lei de igualdade e das desigualdades existentes entre os homens.

 

Roteiro 1: Igualdade natural e desigualdade de aptidões.

Objetivos: Esclarecer por que, perante a lei, são iguais todos os homens; explicar a razão das desigualdade de aptidões entre os seres humanos; justificar a necessidade da desigualdade de aptidões.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. A Gênese.

ü XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. O Espírito da Verdade.

ü XAVIER, Francisco Cândido. A Caminho da Luz.

ü ____________. O Consolador.



ESDE 2 - MÓDULO 14 - R2

 

Módulo 14: Lei de Igualdade

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da lei de igualdade e das desigualdades existentes entre os homens.

 

Roteiro 2: Desigualdades sociais. Igualdade de direitos do homem e da mulher.

Objetivos: Identificar as causas das desigualdades sociais; explicar as razões da igualdade de direitos do homem e da mulher.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü AGUAROD, Angel. Grande e Pequenos Problemas.

ü DENIS, León. Depois da Morte.

ü SOUZA, Dalva Silva. Os Caminhos do amor.

ü XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. O Espírito da Verdade.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Boa Nova.

ü ____________. O Consolador.



ESDE 2 - MÓDULO 14 - R3

 

Módulo 14: Lei de Igualdade

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da lei de igualdade e das desigualdades existentes entre os homens.

 

Roteiro 3: Desigualdades das riquezas: as provas da riqueza e da pobreza.

Objetivos: Explicar a razão da desigualdade das riquezas; justificar a necessidade das provas da riqueza e da pobreza.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.


 

ESDE 2 - MÓDULO 15 - R1

 

Módulo 15: Lei de Reprodução

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da lei de reprodução, ressaltando as consequências físicas e morais do seu descumprimento.

 

Roteiro 1: Casamento e celibato.

Objetivos: Dizer quel a visão espírita do casamento r do celibato; refletir sobre a inconveniência da abolição e da dissolução do casamento.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü BARCELLOS, Walter. Sexo e Evolução.

ü PERALVA, Martins. O Pensamento de Emmanuel.

ü XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador.



ESDE 2 - MÓDULO 15 - R2

 

Módulo 15: Lei de Reprodução

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da lei de reprodução, ressaltando as consequências físicas e morais do seu descumprimento.

 

Roteiro 2: Obstáculos à reprodução.

Objetivos: Esclarecer em que condições os obstáculos à reprodução são compatíveis com a lei natural; analisar, à luz do Espiritismo, a utilização de anticonceptivos na planejamento familiar.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü CALLIGARIS, Rodolfo. As Leis Morais.

ü Franco. Divaldo Pereira. SOS Família.

ü SANTOS, Jorge Andréa. Forças Sexuais da Alma.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Ação e Reação.



ESDE 2 - MÓDULO 15 - R3

 

Módulo 15: Lei de Reprodução

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da lei de reprodução, ressaltando as consequências físicas e morais do seu descumprimento.

 

Roteiro 3: O aborto.

Objetivos: Analisar o aborto sob a ótica espírita; relacionar as consequências físicas e espirtuais do aborto.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü BARCELOS, Walter. Sexo e Evolução.

ü MOREIRA, Fernando. Aborto.

ü PERALVA, Martins. O Pensamento de Emmanuel.

ü SOUZA, Juvanir Borges. O que dizem os Espíritos sobre o Aborto.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Ação e Reação.

ü _________. Missionários da Luz.

ü _________. Nosso Lar.

ü _________. Religião dos Espíritos.

ü _________. Vida e Sexo.


 

ESDE 2 - MÓDULO 16 - R1

 

Módulo 16: Lei de Justiça, Amor e Caridade

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da lei de justiça, amor e caridade, destacando a sua supremacia sobre todas as outras leis naturais.

 

Roteiro 1: Justiça e direitos naturais.

Objetivos: Rxplicar a relação existente entre a justiça e os direitos naturais.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü AGUAROD, Angel. Grandes e Pequenos Problemas.

ü CALLIGARIS, Rodolfo. As Leis Morais.

ü DENIS, León. O Problema do Ser, do Destino e da Dor.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Ação e Reação.


 

ESDE 2 - MÓDULO 16 - R2

 

Módulo 16: Lei de Justiça, Amor e Caridade

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da lei de justiça, amor e caridade, destacando a sua supremacia sobre todas as outras leis naturais.

 

Roteiro 2: Caridade e amor ao próximo.

Objetivos: Conceituar caridade, do ponto de vista da Doutrina Espírita; estabelecer relação entre caridade e amor ao próximo.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü ____________. Obras Póstumas.

ü SILVEIRA, José Carlos da Costa. As Características do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita em O reformador, 2001.

ü XAVIER, Francisco Cândido. Pão Nosso.


 

ESDE 2 - MÓDULO 17 - R1

 

Módulo 17: A Perfeição Moral

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da perfeição moral e de como alcançá-la.

 

Roteiro 1: Os caracteres da perfeição moral.

Objetivos: Dizer quais as características da perfeição moral; identificar os obstáculos que dificultam a conquista da perfeição moral e os recursos para vencer esses obstáculos.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü DENIS, León. Depois da Morte.



ESDE 2 - MÓDULO 17 - R2

 

Módulo 17: A Perfeição Moral

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da perfeição moral e de como alcançá-la.

 

Roteiro 2: Conhecimento de si mesmo.

Objetivos: Fazer uma reflexão a respeito da importância do conhecimento de si mesmo.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü AGUAROD, Angel. Grandes e Pequenos Problemas.

ü DENIS, León. O Probleema do Ser, do Destino e da Dor.


 

ESDE 2 - MÓDULO 17 - R3

 

Módulo 17: A Perfeição Moral

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento da perfeição moral e de como alcançá-la.

 

Roteiro 3: O homem de bem.

Objetivos: Dar o conceito espírita de homem de bem; enumerar as qualidades que distinguem o homem de bem.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü AGUAROD, Angel. Grandes e Pequenos Problemas.

ü DENIS, León. O Probleema do Ser, do Destino e da Dor.


 

ESDE 2 - MÓDULO 18 - R1

 

Módulo 18: Esperanças e consolações

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento do significado de esperanças e consolações seguindo o Espiritismo.

 

Roteiro 1: Penas e gozos terrestres.

Objetivos: Explicar o que é a felicidade e infelicidade terrestres, segundo o Espiritismo; refletir a respeito das consequências dos atos humanos.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.


 

ESDE 2 - MÓDULO 18 - R2

 

Módulo 18: Esperanças e consolações

Objetivo Geral: Possibilitar o entendimento do significado de esperanças e consolações seguindo o Espiritismo.

 

Roteiro 2: Penas e gozos futuros.

Objetivos: Correlacionar a natureza das penas e dos gozos futuros ao uso do livre-arbítrio.

 

BIBLIOGRAFIA:

ü KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos (LE).

ü ____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

ü ____________. A Gênese.

ü ____________. O Céu e o Inferno.

ü ____________. O que é o Espiritismo.

 



 
Site Map