·Plantão
de Verão: sessões público-doutrinárias às terças e quartas-feiras, 17h30min e
20h30min, respectivamente.
·Início
da reorganização da Biblioteca do Estudante através de campanha de doação de
livros e compra de novos títulos.
·Redigir
AVISOS para as doutrinárias de janeiro e fevereiro.
·Redigir
planilha de inscrição no CIEDE.
·Revisar
normas para os grupos de estudo.
·Revisar
normas para os trabalhadores da Casa.
Mês
de fevereiro:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para março.
·Plantão
de Verão: sessões público-doutrinárias às terças e quartas-feiras, 17h30min e
20h30min, respectivamente.
·Curso
de Capacitação de Expositor da Doutrina Espírita, em datas e horários a serem
definidos pelos facilitadores convidados.
Mês
de março:
·Reunião
Geral dos Trabalhadores, dia 5, segunda-feira, 20h.
·Elaboração
do quadro de palestrantes para abril.
·Organizar
o início das sessões público-doutrinárias para dia 7/03, quarta-feira.
·Início
das aulas do ESDE, ESE e EPM, semana de 12/03
a 15/03.
·1ª Reunião Geral com facilitadores do CIEDE, ESDE, ESE
e EPM; com coordenadores e monitores do DEDO, DIJ e DAFA; com coordenares e
monitores das sessões público-doutrinárias, dia 10,sábado, das 16h às
19h.
Mês
de abril:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para maio.
·Início
das atividades da Comissão de Reforma do Estatuto/Regimento Interno.
·Início
das aulas do CIEDE, dia 12,
quinta-feira, às 15h e às 20h.
·I
Feira do livro, durante o mês de abril.
Mês
de maio:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para junho.
·Reunião
com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no dia 26, sábado, às 16h.
·Curso
de Atendimento Fraterno,
em datas a serem definidas após a escolha do facilitador.
Mês
de junho:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para julho.
·Auxiliar
na comemoração do aniversário de 30 anos da Casa no chá do dia 17/06. Organizar uma minifeira do livro
no dia do evento.
Mês
de julho:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para agosto.
·Reunião
com DAFA e DIJ para definir os temas do Mês da Família em setembro, em data a
ser combinada.
·II
Encontro do ESDE Paz e Luz, no dia 28/07,
sábado, às 16h, com apresentação de Coral e minifeira do livro.
Mês
de agosto:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para setembro.
·2ª
Reunião Geral com facilitadores do CIEDE, ESDE e EPM; com coordenadores e
monitores do DEDO, DIJ e DAFA; com coordenadores e monitores das sessões
público-doutrinárias, dia 11/08,
sábado, das 16h às 19h.
·2ª
Reunião com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no
dia 25/08, sábado, às 16h.
Mês
de setembro:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para outubro.
·Mês
da Família: série de palestras com temas ligados à família.
Mês
de outubro:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para novembro.
·Ciclo
de Palestras sobre A GÊNESE, por ocasião do sesquicentenário de sua 1ª edição.
Mês
de novembro:
·Elaboração
do quadro de palestrantes para dezembro, inclusive as duas datas entre os dias
16 e 31 de dezembro.
·Reunião
com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no dia 24, sábado, às 16h.
·Feira
do Livro Espírita (durante o mês).
·Elaboração
do planejamento do DEDO para 2018.
Mês
de dezembro:
·Organização
do Plantão de Verão e elaboração do quadro de palestrantes para janeiro e
fevereiro de 2018.
·Encerramento
das atividades no dia 15 de dezembro, sábado (última sessão
público-doutrinária).
·Encerramento
das atividades dos grupos de estudo entre os dias 3 e 8 de dezembro. Entrega
dos formulários de auto avaliação pelos estudantes.
·Última
Reunião Geral com facilitadores do CIEDE, ESDE e EPM; com coordenadores e
monitores do DEDO, DIJ, DAFA; com coordenares e monitores das sessões
público-doutrinárias, dia 15,
sábado, das 16h às 19h.
Porto
Alegre, 17 de dezembro de 2017.
Jorge Ladislau Gomes Pimentel
Coordenador
Marisa Vargas
Monitora
ANEXO I – REGRAS
GERAIS DE ESTUDO PARA 2018
(Aprovado em reuniões do Conselho
Executivo)
TODOS somos estudantes, inclusive e principalmente os
facilitadores dos grupos de estudo. Em princípio, nenhum facilitador
deverá ter, sob sua responsabilidade, mais de um grupo, evitando a
sobrecarga de trabalho. Dessa forma, com dedicação exclusiva a um único grupo
de estudo, o facilitador terá mais tempo para planejar as aulas e propor
atividades extraclasse, além de colaborar com o DEDO no processo de
avaliação permanente dos estudantes e dos métodos de estudo.
Fica estabelecido o número mínimo de 38 encontros, podendo o estudante ter, no máximo, 7 faltas (20%), exceção feita ao
EPM 2. O estudante que ficar impossibilitado de comparecer ao encontro,
além de comunicar previamente ao seu facilitador, deverá apresentar o
resumo do roteiro, por escrito, na aula seguinte (ou outra atividade
proposta pelo Facilitador). Este resumo deverá ser revisado e corrigidas
eventuais distorções.
No transcorrer do ano, o aluno que exceder a 7 faltas ficará
impossibilitado de continuar frequentando o curso, devendo aguardar a
abertura de inscrições para o ano seguinte.
Todos os grupos de estudo serão orientados para chegarem com 15min
de antecedência para o exercício de harmonização – que consiste na leitura
silenciosa e individual de livro espírita –, imprescindível ao bom
andamento das atividades.
A partir do ESDE1, não existe apostila para alunos. As apostilas
disponibilizadas pela FEB são de uso exclusivo dos facilitadores, que as
tomarão por base para o planejamento dos roteiros a serem ministrados,
devendo, assim como os demais estudantes, fazerem suas pesquisas na
bibliografia recomendada. Os estudantes deverão ser conscientizados da
necessidade da leitura da bibliografia indicada para o roteiro seguinte
(que se encontra no site da Paz e Luz – www.pazeluz.org.br), da importância fundamental da pesquisa, do
estudo e da realização dos resumos, tudo antecipadamente, ou seja, na
semana anterior ao roteiro a ser estudado.
Todos os participantes serão avisados sobre a existência da Biblioteca
do Estudante, de uso exclusivo dos membros dos grupos de estudo (todos os
livros deverão estar catalogados). A Paz e Luz deverá envidar esforços na
aquisição (compras ou doação de terceiros) dos títulos faltantes.
Nenhum grupo de estudo de
ESDE, ESE ou EPM funcionará com menos de sete (7) estudantes (exclusive os
facilitadores), exceção feita ao EPM 2.
A partir do ESDE2, os estudantes serão convidados a exercer
trabalho voluntário, sob supervisão, nos diversos departamentos da Casa e
na Secretaria, assinando o respectivo termo.
Todos os estudantes preencherão formulário, no início do ano
letivo, contendo informações básicas, tais como nome completo, endereço,
telefones para contato, e-mail, atividade profissional, grau de instrução,
cursos, Centros Espíritas que freqüentou e grupos de estudo dos quais
participou.
Todo e qualquer pedido de transferência de estudante, de um para
outro grupo de estudo, será apreciado exclusivamente pelo DEDO.
Os facilitadores avaliarão
permanentemente os estudantes; formalmente, deverão apresentar ao DEDO
avaliação individual dos estudantes nas datas das duas reuniões gerais.
Por ocasião de cada avaliação, o facilitador deverá informar ao DEDO em
que roteiro os estudantes se encontram.