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Palestras fevereira 2018
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PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO

DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO – DEDO – ANO 2018

 

Mês de Janeiro:

·         Plantão de Verão: sessões público-doutrinárias às terças e quartas-feiras, 17h30min e 20h30min, respectivamente.

·         Início da reorganização da Biblioteca do Estudante através de campanha de doação de livros e compra de novos títulos.

·         Redigir AVISOS para as doutrinárias de janeiro e fevereiro.

·         Redigir planilha de inscrição no CIEDE.

·         Revisar normas para os grupos de estudo.

·         Revisar normas para os trabalhadores da Casa.


Mês de fevereiro:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para março.

·         Plantão de Verão: sessões público-doutrinárias às terças e quartas-feiras, 17h30min e 20h30min, respectivamente.

·         Curso de Capacitação de Expositor da Doutrina Espírita, em datas e horários a serem definidos pelos facilitadores convidados.

 

Mês de março:

·         Reunião Geral dos Trabalhadores, dia 5, segunda-feira, 20h.

·         Elaboração do quadro de palestrantes para abril.

·         Organizar o início das sessões público-doutrinárias para dia 7/03, quarta-feira.

·         Início das aulas do ESDE, ESE e EPM, semana de 12/03 a 15/03.

·         1ª Reunião Geral com facilitadores do CIEDE, ESDE, ESE e EPM; com coordenadores e monitores do DEDO, DIJ e DAFA; com coordenares e monitores das sessões público-doutrinárias, dia 10, sábado, das 16h às 19h.

 

Mês de abril:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para maio.

·         Início das atividades da Comissão de Reforma do Estatuto/Regimento Interno.

·         Início das aulas do CIEDE, dia 12, quinta-feira, às 15h e às 20h.

·         I Feira do livro, durante o mês de abril.

 

Mês de maio:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para junho.

·         Reunião com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no dia 26, sábado, às 16h.

·         Curso de Atendimento Fraterno, em datas a serem definidas após a escolha do facilitador.

 

Mês de junho:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para julho.

·         Auxiliar na comemoração do aniversário de 30 anos da Casa no chá do dia 17/06. Organizar uma minifeira do livro no dia do evento.

 

Mês de julho:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para agosto.

·         Reunião com DAFA e DIJ para definir os temas do Mês da Família em setembro, em data a ser combinada.

·         II Encontro do ESDE Paz e Luz, no dia 28/07, sábado, às 16h, com apresentação de Coral e minifeira do livro.

 

Mês de agosto:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para setembro.

·         2ª Reunião Geral com facilitadores do CIEDE, ESDE e EPM; com coordenadores e monitores do DEDO, DIJ e DAFA; com coordenadores e monitores das sessões público-doutrinárias, dia 11/08, sábado, das 16h às 19h.

·         2ª Reunião com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no dia 25/08, sábado, às 16h.

 

Mês de setembro:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para outubro.

·         Mês da Família: série de palestras com temas ligados à família.

 

Mês de outubro:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para novembro.

·         Ciclo de Palestras sobre A GÊNESE, por ocasião do sesquicentenário de sua 1ª edição.

 

Mês de novembro:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para dezembro, inclusive as duas datas entre os dias 16 e 31 de dezembro.

·         Reunião com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no dia 24, sábado, às 16h.

·         Feira do Livro Espírita (durante o mês).

·         Elaboração do planejamento do DEDO para 2018.

 

Mês de dezembro:

·         Organização do Plantão de Verão e elaboração do quadro de palestrantes para janeiro e fevereiro de 2018.

·         Encerramento das atividades no dia 15 de dezembro, sábado (última sessão público-doutrinária).

·         Encerramento das atividades dos grupos de estudo entre os dias 3 e 8 de dezembro. Entrega dos formulários de auto avaliação pelos estudantes.

·         Última Reunião Geral com facilitadores do CIEDE, ESDE e EPM; com coordenadores e monitores do DEDO, DIJ, DAFA; com coordenares e monitores das sessões público-doutrinárias, dia 15, sábado, das 16h às 19h.

 

                  Porto Alegre, 17 de dezembro de 2017.


Jorge Ladislau Gomes Pimentel

Coordenador

 

Marisa Vargas

Monitora

 

ANEXO I – REGRAS GERAIS DE ESTUDO PARA 2018

(Aprovado em reuniões do Conselho Executivo)

 

  1. TODOS somos estudantes, inclusive e principalmente os facilitadores dos grupos de estudo. Em princípio, nenhum facilitador deverá ter, sob sua responsabilidade, mais de um grupo, evitando a sobrecarga de trabalho. Dessa forma, com dedicação exclusiva a um único grupo de estudo, o facilitador terá mais tempo para planejar as aulas e propor atividades extraclasse, além de colaborar com o DEDO no processo de avaliação permanente dos estudantes e dos métodos de estudo.
  2. Fica estabelecido o número mínimo de 38 encontros, podendo o estudante ter, no máximo, 7 faltas (20%), exceção feita ao EPM 2. O estudante que ficar impossibilitado de comparecer ao encontro, além de comunicar previamente ao seu facilitador, deverá apresentar o resumo do roteiro, por escrito, na aula seguinte (ou outra atividade proposta pelo Facilitador). Este resumo deverá ser revisado e corrigidas eventuais distorções.
  3. No transcorrer do ano, o aluno que exceder a 7 faltas ficará impossibilitado de continuar frequentando o curso, devendo aguardar a abertura de inscrições para o ano seguinte.
  4. Todos os grupos de estudo serão orientados para chegarem com 15min de antecedência para o exercício de harmonização – que consiste na leitura silenciosa e individual de livro espírita –, imprescindível ao bom andamento das atividades.
  5. A partir do ESDE1, não existe apostila para alunos. As apostilas disponibilizadas pela FEB são de uso exclusivo dos facilitadores, que as tomarão por base para o planejamento dos roteiros a serem ministrados, devendo, assim como os demais estudantes, fazerem suas pesquisas na bibliografia recomendada. Os estudantes deverão ser conscientizados da necessidade da leitura da bibliografia indicada para o roteiro seguinte (que se encontra no site da Paz e Luz – www.pazeluz.org.br), da importância fundamental da pesquisa, do estudo e da realização dos resumos, tudo antecipadamente, ou seja, na semana anterior ao roteiro a ser estudado.
  6. Todos os participantes serão avisados sobre a existência da Biblioteca do Estudante, de uso exclusivo dos membros dos grupos de estudo (todos os livros deverão estar catalogados). A Paz e Luz deverá envidar esforços na aquisição (compras ou doação de terceiros) dos títulos faltantes.
  7.  Nenhum grupo de estudo de ESDE, ESE ou EPM funcionará com menos de sete (7) estudantes (exclusive os facilitadores), exceção feita ao EPM 2.
  8. A partir do ESDE2, os estudantes serão convidados a exercer trabalho voluntário, sob supervisão, nos diversos departamentos da Casa e na Secretaria, assinando o respectivo termo.
  9. Todos os estudantes preencherão formulário, no início do ano letivo, contendo informações básicas, tais como nome completo, endereço, telefones para contato, e-mail, atividade profissional, grau de instrução, cursos, Centros Espíritas que freqüentou e grupos de estudo dos quais participou.
  10. Todo e qualquer pedido de transferência de estudante, de um para outro grupo de estudo, será apreciado exclusivamente pelo DEDO.
  11.  Os facilitadores avaliarão permanentemente os estudantes; formalmente, deverão apresentar ao DEDO avaliação individual dos estudantes nas datas das duas reuniões gerais. Por ocasião de cada avaliação, o facilitador deverá informar ao DEDO em que roteiro os estudantes se encontram.

 

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