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Palestras outubro 2019

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO

DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO – DEDO – ANO 2019

 Mês de Janeiro:

·         Plantão de Verão: sessões público-doutrinárias às quartas-feiras, 17h e 20h30min, respectivamente.

·         Redigir AVISOS para as doutrinárias de janeiro e fevereiro.

·         Redigir planilha de inscrição no CIEDE.

·         Revisar normas para os grupos de estudo.

·         Revisar normas para os trabalhadores da Casa.

 Mês de fevereiro:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para março.

·         Plantão de Verão: sessões público-doutrinárias às quartas-feiras, 17h e 20h30min, respectivamente.

 Mês de março:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para abril.

·         Organizar o início das sessões público-doutrinárias para dia 6/03, quarta-feira.

·         1ª Reunião Geral com facilitadores do CIEDE e ESDE e com coordenares e monitores das sessões público-doutrinárias, dia 9, sábado, das 16h às 19h.

·         Início das aulas do ESDE: 11/03.

·         Reinício do Curso de Passe: 30/03, sábado, das 16h às 19h. Definir demais datas com os participantes.

 Mês de abril:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para maio.

·         Início das atividades da Comissão de Reforma do Estatuto/Regimento Interno.

·         Início das aulas do CIEDE, dia 11, quinta-feira, às 15h e às 20h.

·         Continuação do Curso de Passe (datas sugeridas: 6, 13 e 27).

 Mês de maio:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para junho.

·         Reunião com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no dia 25, sábado, às 16h.

·         Continuação do Curso de Passe.

 Mês de junho:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para julho.

·         Oficina de Capacitação de Expositor da Doutrina Espírita, em datas e horários a serem definidos pelos facilitadores convidados.

 Mês de julho:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para agosto.

·         Reunião com DAFA e DIJ para definir os temas do Mês da Família em setembro, em data a ser combinada.

·         II Encontro do ESDE Paz e Luz, no dia 27/07, sábado, às 16h, com apresentação de Coral e minifeira do livro.

 Mês de agosto:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para setembro.

·         2ª Reunião Geral com facilitadores do CIEDE e ESDE e com coordenadores e monitores das sessões público-doutrinárias, dia 10/08, sábado, das 16h às 19h.

·         2ª Reunião com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no dia 24/08, sábado, às 16h.

 Mês de setembro:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para outubro.

·         Mês da Família: série de palestras com temas ligados à família.

 Mês de outubro:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para novembro.

·         Mês de Kardec: Ciclo de Palestras sobre as Obras Básicas.

 Mês de novembro:

·         Elaboração do quadro de palestrantes para dezembro.

·         Reunião com trabalhadores do AECE (Passe, Atendimento Fraterno e Recepção) no dia 23, sábado, às 16h.

·         Feira do Livro Espírita (durante o mês).

·         Elaboração do planejamento do DEDO para 2018.

 Mês de dezembro:

·         Organização do Plantão de Verão (elaborar quadro de trabalhadores); elaboração do quadro de palestrantes para janeiro e fevereiro de 2020.

·         Encerramento das atividades dos grupos de estudo entre os dias 2 e 6 de dezembro. Entrega dos formulários de auto-avaliação pelos estudantes.

·         Encerramento das atividades no dia 14 de dezembro, sábado (última sessão público-doutrinária).

·         Última Reunião Geral com facilitadores do CIEDE e ESDE e com coordenares e monitores das sessões público-doutrinárias, dia 14, sábado, das 16h às 19h.

                   Porto Alegre, dezembro de 2018.

Jorge Ladislau Gomes Pimentel
Coordenador



ANEXO I – REGRAS GERAIS DE ESTUDO PARA 2019

(Aprovado em reunião do Conselho Executivo do dia 26/02/2019)

 

  1. TODOS somos estudantes, inclusive e principalmente os facilitadores dos grupos de estudo. Em princípio, nenhum facilitador deverá ter, sob sua responsabilidade, mais de um grupo, evitando a sobrecarga de trabalho. Dessa forma, com dedicação exclusiva a um único grupo de estudo, o facilitador terá mais tempo para planejar as aulas e propor atividades extraclasse, além de colaborar com o DEDO no processo de avaliação permanente dos estudantes e dos métodos de estudo.
  2. Fica estabelecido o número mínimo de 38 encontros, podendo o estudante ter, no máximo, 7 faltas (20%). O estudante que ficar impossibilitado de comparecer ao encontro, além de comunicar previamente ao seu facilitador, deverá apresentar o resumo do roteiro, por escrito, na aula seguinte (ou outra atividade proposta pelo Facilitador).
  3. No transcorrer do ano, o aluno que exceder a 7 faltas ficará impossibilitado de continuar frequentando o curso, devendo aguardar a abertura de inscrições para o ano seguinte.
  4. Todos os alunos dos grupos de estudo serão orientados para chegarem com 15min de antecedência para o exercício de harmonização – que consiste na leitura em sequência de um dos seguintes livros: PÃO NOSSO, FONTE VIVA, CAMINHO VERDADE E VIDA ou VINHA DE LUZ –, imprescindível ao bom andamento das atividades.
  5. A partir do ESDE1, não existe apostila para alunos. As apostilas disponibilizadas pela FEB são de uso exclusivo dos facilitadores, que as tomarão por base para o planejamento dos roteiros a serem ministrados, devendo, assim como os demais estudantes, fazerem suas pesquisas na bibliografia recomendada. Os estudantes deverão ser conscientizados da necessidade da leitura da bibliografia indicada para o roteiro seguinte (que se encontra no site da Paz e Luz – www.pazeluz.org.br), da importância fundamental da pesquisa, do estudo e da realização dos resumos, tudo antecipadamente, ou seja, na semana anterior ao roteiro a ser estudado.
  6. Todos os estudantes serão avisados sobre a existência da Biblioteca do Estudante, de uso exclusivo dos membros dos grupos de estudo (todos os livros deverão estar catalogados). Os prazos para a devolução do livro serão os seguintes: 30 dias, se houver mais de um exemplar; 15 dias, no caso de um único exemplar; a não devolução do livro no prazo estipulado obrigará o estudante ao pagamento de multa de 10% sobre o valor atualizado do livro, por mês de atraso. A Paz e Luz deverá envidar esforços na aquisição (compras ou doação de terceiros) dos títulos faltantes.
  7.  Nenhum grupo de estudo de ESDE, ESE ou EPM funcionará com menos de seis (6) estudantes (exclusive o facilitador), exceção feita ao EPM 2.
  8. A partir do ESDE2, os estudantes serão convidados a exercer trabalho voluntário, sob supervisão, nos diversos departamentos da Casa e na Secretaria, assinando o respectivo termo. Alunos do ESDE 1 poderão participar de algum tipo de atividade, desde que seus nomes sejam submetidos à aprovação do Conselho Executivo, previamente.
  9. Todos os estudantes preencherão formulário, no início do ano letivo, contendo informações básicas, tais como nome completo, endereço, telefones para contato, e-mail, atividade profissional, grau de instrução, cursos, Centros Espíritas que freqüentou e grupos de estudo dos quais participou.
  10. Todo e qualquer pedido de transferência de estudante, de um para outro grupo de estudo, será apreciado exclusivamente pelo DEDO.
  11.  Os facilitadores avaliarão permanentemente os estudantes; formalmente, deverão apresentar ao DEDO avaliação individual dos estudantes nas datas das duas reuniões gerais. Por ocasião de cada avaliação, o facilitador deverá informar ao DEDO em que roteiro os estudantes se encontram. Outro tipo sugerido de avaliação formal será o TAC – Teste de Avaliação de Conhecimentos, que poderá ser aplicado duas vezes por ano, a partir do ESDE 1, nos meses de junho e outubro (somente o caderno de anotações do estudante poderá ser consultado).

 

 

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